Como Aumentar a Lucratividade da Empresa.

Como Aumentar a Lucratividade da EmpresaComo aumentar a lucratividade da empresa?

O foco dos gestores de empresas são os resultados positivos, a produtividade crescente, o retorno de capital investido, ganho de mercado, sustentabilidade e assim por diante.

Suas energias são voltadas para encontrar como aumentar a lucratividade da empresa  e devem mesmo corresponder a estas expectativas, porque sem resultados lucrativos a empresa não  sobrevive, não há geração de empregos nem crescimento econômico.

 

Você como gestor de sua empresa provavelmente faz as seguintes perguntas:

 

  •  Como aumentar a lucratividade da empresa com as vendas dos meus produtos e ou serviços?
  • Como eu posso vender mais produtos e serviços para os clientes?

 

Você sabe o que leva uma pessoa a adquirir um produto ou serviço?

 

Se você observar atentamente, vai perceber que as pessoas, consciente ou inconscientemente quando compra um produto ou serviço, na verdade, busca os benefícios que cada produto ou serviço pode trazer para a sua vida.

Os produtos e serviços em si são apenas ferramentas para solucionar seus problemas. As pessoas procuram extrair valor nos produtos e serviços oferecidos no mercado.

As empresas que compreendem e agregam valores em seus produtos e serviços e estes valores são percebidos pelos clientes,  tendem a prosperar.

 

Mas o que vem a ser esse valor percebido pelas pessoas quando buscam por produtos e serviços?

 

A resposta é simples e sua aplicação traz resultados surpreendentes.

O valor para o cliente pode ser definido como a relação entre os benefícios percebidos e os custos totais incorridos para a obtenção desse produto/serviço.

Valor Percebido = Vantagens que o produto ou serviço trazem para solucionar o problema da pessoa.

Vantagens são as características dos produtos e serviços que solucionam os problemas ou trazem benefícios para as pessoas.

Quanto mais você ou sua empresa entender os problemas das pessoas, maiores são as possibilidades de se criar valor. É preciso ter conhecimento não só de seu próprio negócio, como também o seu público alvo.

Os problemas variam de indivíduos para indivíduos. Os problemas podem ser financeiro, escassez de tempo, emocionais ou intelectuais, etc.

Para criar valor é preciso entender o que os clientes estão buscando no mercado, para que se possa oferecer o que eles querem de fato.

Entender as necessidades e desejos do seu público alvo e propor soluções aumenta a lucratividade de seu negócio e os tornam clientes fiéis, pois confiam no seu produto e serviço, como também indicam para outras pessoas que buscam as mesmas soluções.

 

Saiba como aumentar a lucratividade da empresa – 07 dicas para você alavancar as vendas e ter maiores resultados com menos custos.

 

Dica 01 –  Saiba com clareza qual é seu objetivo.

 

Antes de iniciar qualquer atividade e preciso alinhar os pensamentos. Tenha clareza dos seus objetivos. A visão, missão e valores precisam estar definidos para que a direção não ande em linhas tortas e desencontradas.

Sabendo aonde quer chegar fica mais fácil remar em direção ao objetivo.

Para quem quer ter resultados positivos no negócio é preciso ter sensibilidade para detectar o que as pessoas estão buscando no mercado e assim você vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar seu produto ou serviço.

Não adianta atirar para todos os lados: para ter lucratividade é preciso planejar e conhecer o perfil do público alvo.

 

Dica 02 – Conheça e Acredite no seu produto.

 

A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo você acredita na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

 

Dica 03 – Conheça seus clientes e seus hábitos.

 

Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente, para poder assim mostrar todo o potencial do seu produto.

As perguntas corretas devem ser:

  • Como a minha empresa consegue entregar valor para o cliente através de meus produtos e serviços?
  • Como o meu produto ou serviço ajuda a resolver o problema do meu cliente?
  • Que benefício o meu produto ou serviço está entregando para o meu cliente?

 

Dica 04 – Seja entusiasmado, positivo e consistente.

 

O mercado é competitivo. Lembre-se, assim como você e sua empresa produz, comercializa produtos e ou presta serviços, existem outras empresas que fazem a mesma coisa.

Imagine sempre que seu cliente já foi visitado por outras empresas concorrentes.

Então se você conseguir encantar com seu atendimento e o cliente perceber valor no produto ou serviço que você oferece, basta!.  É o suficiente para ele comprar com você.

  • Trate bem o seu cliente. Quando estiver atendendo o cliente, preste atenção no que ele está dizendo, perceba suas necessidades e as soluções que está buscando. Ofereça produtos ou serviços que ajudam o cliente a resolver seus problemas.
  • Seja honesto com seu cliente. Entregue sempre o que promete, seja em relação a qualidade do produto, prazos de entrega, etc.
  • Acompanhe a logística desde a captação de clientes, venda e entrega do produto e pós venda.
  • Certifique-se da satisfação do cliente após adquirir e consumir o seu produto ou serviço.

 

Também esteja preparado para não vender, mas sem deixar que as portas se fechem, se coloque sempre à disposição para retomar a conversa  e esteja pronto para começar tudo de novo se for preciso.

 

Dica 05 – Surpreenda o seu cliente com algo a mais.

 

Você também pode criar valor ao oferecer algo extra.

O cliente tem um problema e não consegue resolver e já não tem esperança de que seja resolvido e você se  esforça e resolve o problema dele com seus produtos ou serviços.

Quando o fizer, irá superar as expectativas! Isso agrega muito valor!

Entregue para o cliente algo a mais do que prometeu.

Por exemplo: Você prometeu entregar o produto em 3 dias úteis e o produto foi entregue em um dia útil. Ao receber o produto antecipado, o cliente fica satisfeito e a credibilidade de sua empresa aumenta.

 

Dica 06 – Expanda o mix de produtos no mercado.

 

Conhecendo o perfil de seu cliente é possível oferecer produtos complementares que agregam valor e vai de encontro às necessidades do cliente e consequentemente amplia o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua.

O objetivo principal é oferecer produtos de qualidade que auxiliam na solução de problemas do seu cliente  ou traga benefícios a ele ao adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado.

Com está ação, sua empresa vende mais para os mesmos clientes e obtém maiores resultados com menos custos.

 

Dica 07 – Procure Desenvolver seu produto no mercado.

 

Poderá também descobrir novas utilidades para os produtos com os quais já trabalha para novos mercados. Por exemplo, o vinagre. O seu uso original foi feito para ser usado na culinária, mas sua utilização foi expandida para limpeza da casa, roupas, armários, etc.

Desenvolvimento de produtos: Você também pode desenvolver produtos para o mercado em que já atua, adaptando o produto para seu público alvo.

Diversificação de produto: Você pode optar em desenvolver novos produtos para novos mercados, mas sempre priorizando os clientes já existentes em sua carteira de clientes, pois estes já conhecem a sua empresa e estão mais propensos a efetuar novas compras.

 

Conclusão. 👩

 

Se você quer ter resultados positivos em sua empresa, foque nas pessoas. 👨👩👱👧👶

Seja um solucionador de problemas e trabalhe com produtos e serviços que tragam benefícios para as pessoas.

Crie processos que reduzem custos sem comprometer a qualidade de seus produtos e serviços.

Surpreenda o cliente entregando mais do que prometeu  🎁🎉

Lembre-se: O cliente compra aquilo que o produto ou serviço promete. Se você vai além do que foi prometido, encanta o cliente. 😯😯😯

E cliente encantado é cliente satisfeito e cliente satisfeito compra mais e indica seus produtos ou serviços para outras pessoas.

E isto é prova social!

E quanto mais prova social, mais vendas, consequentemente mais lucratividade para sua empresa.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e coloque as em prática em seu negócio.

Adoraria saber sua opinião! Deixe  seu comentário logo abaixo. Se gostou das dicas, compartilhe! Obrigada.  Forte Abraço e Sucesso!

Quer Aumentar As Suas Vendas Na Internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *