Como Escrever Uma Meta?

Como Escrever Uma Meta?Sempre que se pensa em iniciar um projeto ou um negócio, seja pessoal ou profissional, a pergunta que vem acompanhada é quase sempre a mesma.

E aí, qual é a meta para este projeto?

Parece uma pergunta simples, mas difícil de ser respondida, se não tem um plano de ação definido.

Mas afinal, o que é Meta?

Meta é a definição em termos quantitativos e com um prazo determinado. A meta é a direção traçada passo a passo para se chegar ao destino.

Para que serve a Meta?

A criação de metas serve justamente para potencializar a sua energia e otimizar o seu tempo, contendo pontos de apoio que ajudam a seguir com clareza o caminho do objetivo (onde se quer chegar).

Como deve ser feito a Meta?

A meta tem que ser escrita. Estudo realizado na Universidade de Harvard, no ano de 1953, demonstra claramente a importância de colocar as metas por escrito. Quando se escreve a meta, você estabelece vínculos entre seu cérebro e seus objetivos.

Como escrever uma Meta?

A meta deve ser específica, mensurada, tangível,  fracionada, relevante e dimensionada no tempo. É de fundamental importância determinar com clareza qual é a meta. Existe uma ferramenta conhecida como: Método S.M.A.R.T., criado por Peter Drucker, considerado o Guru da Administração, na década de 50,  muito difundido no mundo corporativo e que você pode utilizar para criar suas metas.

Segundo Peter Drucker, as metas têm as seguintes características – Método SMARTPeter Ducker

Específica (Specific) – É preciso detalhar mais a sua meta, assim o seu inconsciente assimila com mais facilidade o seu desejo e auxilia na construção de sua realidade.

Mensurável (Mensurable) –  Você deve estabelecer critérios que permita a medição do que está sendo feito para que sua meta seja atingida. Critérios estes que avalia de tempo em tempo se houve evolução no processo aplicado.

Atingível (Attainable) – A meta tem que ser ousada, porém é preciso ser alcançável dentro de uma realidade possível. Caso contrário, você poderá sentir se desmotivado e desistir em dar prosseguimento ao projeto.

As metas podem ser fracionadas. Você pode escrever uma sequencia de metas menores secundárias que possa levar a concretização de uma meta principal maior. As metas secundárias podem ser divididas em várias etapas.

A visualização de cada etapa do processo facilita a execução e consequentemente conduz para que a meta principal seja atingida.

Relevante (Relevant) – O que realmente é importante pra você e que possa impactar em mudanças significativas em sua vida e de outras pessoas, que o leva ao sentimento de realização.

Temporal (Time-based) – Você deve estabelecer um prazo para suas metas, caso contrário dificilmente o projeto se concretiza. A determinação de um prazo depende da distância entre o lugar onde você se encontra e aquele aonde você quer chegar. O ideal é estabelecer um prazo praticável. Prazos muito curtos  podem gerar frustrações e muito longos podem ser desestimulantes. O importante é ter um prazo para manter a meta em foco e suficiente para fazer o que precisa ser feito.

Pode-se concluir que as metas existem para monitorar o progresso de seu projeto (objetivo).  Por trás de toda meta existe um plano operacional, que é o conjunto de ações que você estabelece e que só vai funcionar se você colocar em prática.

Espero ter ajudado! Caso tenha gostado deste artigo, deixe seu comentário abaixo. Compartilhe!. Obrigada. Grande Abraço!.

 

Quer Aumentar As Suas Vendas Na Internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *