Como Combater a Inadimplência No Seu Escritório Contábil

Neste post quero abordar o tema Como Combater a Inadimplência no seu Escritório Contábil que considero de extrema relevância para o sucesso e sobrevivência  dos escritórios de contabilidade, principalmente no cenário de crise em que atravessa o País.

Você que é um pequeno empresário ou tem um escritório de contabilidade sabe como é difícil ter uma pequena empresa ou ser contador no Brasil.

Dizem que o Brasil é o País da oportunidade, mas muito complexo em termos de legislação. Além da carga tributária ser uma das mais altas do mundo, as obrigações acessórias são extremamente trabalhosas para o contador.

 

Escritório Contábil X Clientes: Micro e Pequenas Empresas.

Os clientes dos escritórios de contabilidade são em sua maioria micro e pequenas empresas que não conseguem acompanhar as mudanças na legislação e vê o contador como parceiro nesta empreitada.

  E o contador se esforça para atender as expectativas de seus clientes, mas esbarra no valor cobrado do honorário que é insignificante se comparado a sua responsabilidade atribuída pelo fisco.

Desta parceria, que a priori, no conceito da palavra seria para atingir um objetivo comum, objetivo este que visa somar resultados positivos em um processo ganha-ganha, infelizmente não é o que acontece.

Muitos empresários não honram os pagamentos dos honorários e os motivos são muitos, dificuldades financeiras na empresa, crise no País, queda no faturamento, etc.

Esta situação de inadimplência de clientes em escritórios de contabilidade é muito comum.

 

Mas o que vem a ser inadimplência?

A inadimplência é um problema que atinge qualquer negócio, independente da atividade.

A inadimplência é o não pagamento, até a data do vencimento, de um compromisso financeiro, seja pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço.

 

Por que a inadimplência é um fator muito comum em escritório de contabilidade?

 

Infelizmente muitos contadores são percebidos como parceiros de negócio pelas micro e pequenas empresas e não como prestadores de serviços profissionais e muitas vezes, quando a empresa está em dificuldades financeiras optam em pagar em primeiro outras contas que consideram prioritárias, como fornecedores, funcionários e deixam para pagar o honorário do contador por último.

  Este fato só acontece com a permissão do contador. Muitos contadores trabalham e se relacionam com seus clientes de maneira informal. Não se preocupam em fazer um contrato de prestação de serviços bem elaborado ou as vezes, não tem contrato.

Começam o trabalho antes de definir as cláusulas de funcionamento  da prestação de serviços e isso acaba trazendo inadimplência, afetando diretamente no fluxo de caixa do escritório contábil que por consequência, não tem resultados positivos.

Mas então como combater a inadimplência no seu Escritório Contábil ?

 

4 dicas para eliminar o problema da inadimplência.

Dica 01 ✔️

 

Invista na educação do seu cliente.Para pagar o honorário em dia, o cliente tem que enxergar valor no seu trabalho. Ele precisa saber que você gera resultado positivo para o negócio dele, através do seu serviço.

Sugiro que comece fazendo um bom planejamento tributário para a empresa do seu cliente e sempre faça a seguinte pergunta para você mesmo:

– Como consigo gerar valor para o meu cliente para que ele tenha maiores resultados?

Se você focar em resultados positivos para o seu cliente, com certeza o resultado positivo retorna para o seu escritório também.

 

Dica 02 ✔️

 

Elimine o medo de perder clientes que resistem a mudanças de comportamentos.

Tenha em sua carteira de clientes somente empresas comprometidas com o processo ganha-ganha.  Onde todos ganham no resultado final, você, a empresa, o consumidor, a sociedade e a natureza.

 

Dica 03 ✔️

 

Elabore uma proposta de prestação de serviços e apresente ao seu cliente.

Na proposta você define o que vai fazer em relação a preços, prazos, penalidades para pagamentos em atraso.

Depois que esta proposta é aceita e assinada, elabore um contrato de prestação de serviços e envia para o cliente.

Neste contrato é definido todos os termos relacionados na proposta:

  • Defina claramente o escopo de seu serviço junto a empresa do seu cliente. Defina tudo que está incluso no honorário que você estabeleceu no contrato.
  • Defina claramente quais são as obrigações do seu cliente como envio de documentos, prazos para o envio para que você consiga fazer o seu trabalho corretamente.
  • Faça uma lista de itens que serão cobrados a parte, por exemplo, recalculo de DARF,  alterações de contratos, etc.
  • Defina data de vencimento dos honorários e as penalidades que serão acrescentados em caso de não pagamento ou de atraso.
  • Estabeleça o percentual de multa e juros, caso ocorra atraso no pagamento de honorários e outros itens que consideram relevantes.
  • Definam condições e prazos para suspender os serviços em caso de não pagamento (30 dias).

 

Dica 04 ✔️

 

Crie  planos de ações para combater a inadimplência de seus clientes, estabeleça metas com métodos eficazes e mão à obra!

Se precisar de ajuda para criar um plano de ação, recomendo que siga as recomendações de Anderson Hernandes.

Anderson Hernandes é contador, profissional com mais de 20 anos de experiência como empresário contábil e que conseguiu on diminuir consideravelmente a inadimplência em seu negócio, aplicando uma estratégia que funciona e agora ensina outros colegas da área a fazer o mesmo.

Anderson Hernandes criou um treinamento eficaz que  vai ensinar como combater e diminuir a inadimplência no seu Escritório Contábil.

 O treinamento vai ajudar a mudar o cenário da sua empresa contábil e  aumentar a rentabilidade de seu negócio.

Para conhecer o Treinamento do Anderson Hernandes, CLIQUE AQUI.

 

Finalizando:

A inadimplência tem um efeito dominó. Inicia pequeno e vai se estendendo e compromete todo fluxo de caixa do seu negócio.

É um mal que precisa ser combatido o quanto antes. Quanto mais demora para resolver as causas, maiores serão as consequências. Nesse post você encontrou algumas dicas que se aplicadas previne e dificulta a inadimplência. Espero que tenha ajudado! Sucesso p/você e seu negócio!.

Se você gostou deste Post, deixe seu comentário e Compartilhe com seus Amigos. Adoraria saber sua opinião. Muito Obrigada!. Grande Abraço.

Quer Aumentar As Suas Vendas Na Internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *