O que fazer para Abrir uma Empresa

 

O que fazer para Abrir uma EmpresaO que fazer para Abrir uma Empresa

Partindo do pressuposto de que você já fez todo procedimento de análise de mercado, viabilidade do produto ou serviço, público alvo, analisou seu perfil empreendedor e concluiu que já está na hora de partir para a ação, isto é, colocar em prática o seu negócio. Vem o próximo passo: O que fazer para Abrir uma Empresa. Então vamos lá. O Objetivo dessas informações é levar ao seu conhecimento, de forma geral, as etapas necessárias para a abertura de uma empresa. Na prática, validar a documentação junto aos Órgãos competentes é a parte mais trabalhosa do processo, o auxilio de um contador poderá ser de grande valia neste momento, além de que poderá recomendar qual é o melhor sistema tributário para o seu empreendimento.

Veja o roteiro básico para o que fazer para abrir uma empresa.

01 – Identificar que tipo de endereço (ponto) seu negócio precisa: sala, loja, barracão, sua própria casa, etc.

02 – Batizar o seu negócio, verificando a razão social e o nome fantasia;

03 – Solicitar a busca para liberação dos nomes na Junta Comercial do seu Estado.(Sugere-se escolher três nomes, caso o desejado não seja liberado);

04 – Escolher dois ou três possíveis endereços e consultar a Prefeitura de sua cidade e verificar a viabilidade de obtenção do Alvará de Funcionamento.

05 – Liberados o nome e endereço, solicitar inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, após a elaboração do Contrato Social da Empresa. Neste Contrato já devem constar o parecer de um advogado e a assinatura do Contador responsável pelo negócio. Vale a pena dar uma verificada no novo Código Civil.

06 – Solicitar seu número de Inscrição Estadual na Secretaria de Estado da Fazenda, caso seu negócio for comércio. Se o seu negócio for Serviço apenas, solicitar sua Inscrição Municipal na Prefeitura de sua Cidade. Caso o seu negócio seja de serviço e comércio, é necessário solicitar as duas inscrições.

07 – Se você for instalar alguma comunicação visual externa, é necessário consultar e solicitar a liberação para Publicidade externa junto a Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade. Dependendo do ramo de atividade você deverá solicitar autorizações de órgãos específicos, tais como Secretaria do Meio Ambiente, Alvará do Corpo de Bombeiros, etc.

08 – Escolher o Regime de impostos que sua empresa irá seguir. Sua empresa pode ser considerada uma micro empresa, uma empresa de pequeno porte – EPP ou uma empresa Normal. Consulte os sites do Ministério da Fazenda e da Secretaria de Estado da Fazenda.

09 – Mensalmente, você deverá enviar toda a documentação (contas pagas, notas fiscais de compras e vendas, recebimentos de clientes, etc) para o seu Contador. Solicite dele, mensalmente um balancete para conferencia e, se possível, uma análise gerencial do movimento do mês.

10 – Se a empresa tiver empregados, você deve seguir as instruções dos sindicatos das categorias tais como: piso salarial, reajustes de salário, bonificações, além de recolher encargos como INSS e o FGTS dos empregados e conceder e pagar férias e 13° salário a cada 12 meses trabalhados.

11 – Registre a sua Marca, com o registro você evita aborrecimentos futuros, quando o negócio já estiver consolidado.

Bom, este roteiro serve apenas para você dar o ponta pé inicial para colocar sua  empresa em  funcionamento, mas o ideal é buscar um contador de sua confiança, pois este profissional está qualificado para orientar qual é o melhor procedimento contábil, fiscal e tributário para sua empresa e você poderá focar mais tempo no seu negócio, consequentemente ter mais resultados.

Espero ter ajudado! Caso tenha gostado deste artigo, deixe seu comentário abaixo. Compartilhe!. Obrigada. Grande Abraço!.

Quer Aumentar As Suas Vendas Na Internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *