Eliminando a Procrastinação com Neurociência.
Com certeza, eliminando a procrastinação, podemos, finalmente, abrir caminho para a produtividade e alcançar nossos objetivos de forma mais eficaz.
Quantas vezes nos vemos adiando tarefas importantes, trocando-as por atividades mais triviais ou caindo em tentações irresistíveis?
A verdade é que a procrastinação afeta a todos nós em algum momento. No entanto, a boa notícia é que a neurociência oferece insights valiosos sobre como superar esse hábito e liberar nosso verdadeiro potencial.
Então neste post, vamos explorar o poder das descobertas neurocientíficas e aprender como afastar de vez a procrastinação, abrindo as portas para uma vida mais realizadora e repleta de conquistas.
Se você está pronto para desvendar esse mistério e se tornar mais produtivo, continue lendo!
Eliminando a Procrastinação com Neurociência: O Segredo para Ser Mais Produtivo e Alcançar seus Objetivos
Antes de apontar o dedo para a preguiça ou a falta de disciplina, saiba que a procrastinação é um fenômeno que tem raízes na neurobiologia do nosso cérebro.
A verdade é que existe uma batalha constante acontecendo lá dentro entre duas partes: o sistema límbico e o córtex pré-frontal.
O córtex pré-frontal é a parte lógica e analítica do nosso cérebro, responsável por planejar o futuro, exercer o autocontrole e tomar decisões.
É ele quem entende que é melhor adiar a gratificação imediata para alcançar benefícios a longo prazo. Em outras palavras, é o herói que nos ajuda a alcançar nossos objetivos.
Uns dos principais especialistas no campo da pesquisa de procrastinação, Dr. Joseph Ferrari escreveu em sua obra Still Procrastinating :
“O córtex pré-frontal é a parte do nosso cérebro que governa nossa capacidade de regular o comportamento, inclusive resistindo à tentação de gratificação imediata em favor de benefícios a longo prazo.”
Do outro lado do ringue temos o sistema límbico, a parte emocional e impulsiva, apelidada carinhosamente de cérebro “réptil”.
Ele não liga muito para o futuro, quer é o prazer imediato e não pensa muito nas consequências das ações. Quando ele entra em ação, é quando a procrastinação se torna um problema sério.
O problema é que o sistema límbico muitas vezes vence essa briga. Ele é mais antigo e mais desenvolvido em termos evolutivos, enquanto o córtex pré-frontal é meio novato e acaba sendo mais fraco.
Isso significa que, diante de tarefas tediosas, complexas ou que geram medo, o sistema límbico toma a dianteira, e a procrastinação reina.
Mas calma, não desanime! Agora que entendemos o inimigo, podemos traçar uma estratégia infalível baseada na neurociência para vencer a procrastinação de uma vez por todas.
1 – Divida para conquistar:
Tarefas grandes e assustadoras podem afastar qualquer um. Então, uma tática é dividir essas missões épicas em tarefas menores e mais fáceis.
Assim, o sistema límbico não vai se assustar, e você vai conseguir avançar passo a passo.
2 – Desafios matinais:
Nossa energia e força de vontade estão a todo vapor pela manhã, então é a hora ideal para enfrentar as tarefas mais difíceis. Conquiste sua missão mais importante antes que o sistema límbico acorde de vez!
3 – Cuide da saúde cerebral:
Nosso cérebro é movido a energia, então uma boa noite de sono, alimentação saudável e exercícios físicos são essenciais.
Pois com o córtex pré-frontal bem alimentado, ele terá forças para vencer o sistema límbico!
4 – Diga “adeus” às distrações:
Nossas distrações preferidas geralmente têm alto teor de dopamina, o que deixa o sistema límbico muito contente.
Para evitá-las, elimine essas tentações do seu ambiente de trabalho e concentre-se no que importa.
5 – Meditação é o caminho:
Estudos mostram que meditar aumenta a massa cinzenta no córtex pré-frontal, ou seja, fortalece o nosso herói da produtividade.
Além disso, a meditação diminui a atividade na amígdala, parte do sistema límbico. Ou seja, medite para ganhar a guerra contra a procrastinação!
Considerações Finais:
Agora você pode se sentir mais empoderado e menos culpado eliminando a procrastinação. A neurociência veio ao resgate para nos ajudar a superar esse mal .
Pois como já mencionado anteriormente, não é uma questão de falta de disciplina, mas sim de entender como o nosso cérebro funciona e assim, trabalhar a nosso favor.
Por isso, pratique os hábitos saudáveis para o cérebro e mantenha o córtex pré-frontal em alta performance.
E, acima de tudo, celebre cada pequena conquista ao longo do caminho. Seu cérebro agradece e por fim, a procrastinação não tem vez!
Veja Também: Produtividade – 11 Ações para Executar o Dobro de Tarefas Na Metade Do Tempo.
Ilustrações: storyset