Marketing de Afiliados – O Que é e Como Funciona?
Com a velocidade das informações através da internet, é bem provável que você já tenha ouvido falar em marketing de afiliados.
No entanto, muitas pessoas ainda desconhece esse mercado e não sabe como funciona.
De antemão, posso afirmar para você que, o mercado de marketing de afiliados é uma oportunidade de negócio excelente para se ganhar dinheiro na internet.
Mas Afinal, o que é Marketing de Afiliados?
Marketing de afiliados nada mais é do que uma relação de negócio onde você se afilia a um determinado produto de terceiros (produtor ou empresa) e faz o trabalho de divulgação destes produtos.
Sendo assim, caso ocorra vendas dos produtos que você divulgou, você recebe um percentual de comissão por cada venda realizada do produto.
Certamente, esta modalidade de divulgação dos produtos é uma opção bem interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma excelente alternativa para produtores e empresas que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.
Como Funciona o Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados funciona da seguinte maneira:
1 – Primeiramente, o produtor cria um determinado produto e lança no mercado;
2 – Em seguida, o afiliado se afilia ao produto, recebe um código de afiliação e em começa fazer a divulgação do produto em seus canais (blog, mídias sociais, etc).
3 – Posteriormente, o cliente entra nos canais de divulgação, se interessa pelo produto divulgado, clica no código do produto (link) e efetua a compra.
4 – Em contrapartida, o código de afiliação (link) do produto vendido é rastreado.
5 – Desta forma, o produtor ou empresa recebe o dinheiro da venda.
6 – Do mesmo modo, o afiliado recebe comissão pela venda.
Vantagens do Marketing de Afiliados:
Para os afiliados:
A princípio, o afiliado tem a possibilidade de rentabilizar seus sites, blogs e redes sociais, através de vendas dos produtos disponibilizados pelos produtores ou empresas.
Para Produtores e Empresas:
Ao mesmo tempo, os produtores e empresa tem a possibilidade de divulgar seus produtos em diversos canais de distribuição, atingindo um público maior de clientes e, automaticamente mais vendas.
Para os Clientes:
Ao passo que, os clientes tem um leque maior de canais para pesquisar determinado produto, com maiores opções de escolha.
Tipos de Abordagens ao Marketing de Afiliados.
Sites de conteúdo e tráfego orgânico.
Muitas empresas se especializam na criação de sites de conteúdo, que são rentabilizados com programas de afiliados. Ainda mais que, estes sites geralmente recebem milhões de visitas todos os meses.
Do mesmo modo, alguns afiliados profissionais também optam em focar na criação de sites de conteúdo, porém, em uma escala menor e bastante rentável.
A princípio, esses sites são abastecidos geralmente de tráfego orgânico e de tráfego gerado pelas mídias sociais.
Sites de comparação e reviews de produtos.
Estes sites são comuns no marketing de afiliados. Visto que, são sites que comparam os preços de produtos em várias lojas diferentes, fazendo com que o visitante faça a opção de comprar o produto em uma das lojas através de links de afiliado.
Sites de aplicativos móveis.
São sites e blogs que comparam aplicativos móveis e fazem reviews desses apps.
Geralmente esses sites são rentabilizados com programas de afiliados, que recebem comissões sobre as instalações ou downloads desses aplicativos.
Sites de nicho.
Os micro nichos são ótimas opções de rentabilizar por meio de marketing de afiliados. Pode ser um blog sobre culinária, turismo, design de interiores, etc.
Divulgação de infoprodutos.
Esta foi a opção que escolhi para trabalhar. Sem dúvida, divulgar produtos digitais (infoprodutos) é a melhor forma de trabalhar com marketing de afiliados. Visto que, existem muitas plataformas que oferecem esse tipo de produtos.
A saber, as mais conhecidas são a Hotmart, Monetizze e Eduzz. Os afiliados recebem ótimas comissões pelas vendas efetivadas. De fato, este é um mercado que está em plena expansão no Brasil.
Publicidade paga.
Existe outra forma de se trabalhar como afiliado, fazendo a divulgação diretamente por meio de publicidade paga, como por exemplo, anúncios no Facebook, no Google AdWords, Taboola, Outbrain ou outras plataformas de anúncios.
Sendo assim, alguns afiliados profissionais optam em trabalhar somente com publicidade paga, fazendo anúncios para divulgação dos produtos afiliados.
Como o Afiliado é Remunerado?
As remunerações variam de acordo com o programa de marketing de afiliados, conforme listado abaixo:
Custo por Clique (CPC)
Neste caso, o Afiliado é remunerado por clique, isto é, ele recebe sempre que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer publicidade que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais.
Assim sendo, o ganho do Afiliado depende do desempenho da campanha do anunciante.
Custo por Ação (CPA)
Nesta condição, o Afiliado recebe se os usuários clicarem na publicidade e realizarem uma ação na página de destino do anúncio, como por exemplo, realizar um cadastro, pedir um orçamento ou efetuar uma compra.
Assim sendo, além de veicular a publicidade, o Afiliado terá que utilizar a sua influência para endossar o produto e convencer o lead de que o produto é confiável.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Neste formato, o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado, quando o banner publicitário alcança mil visualizações.
Portanto, o CPM é interessante para o Afiliado que tem muitos acessos, pois ele recebe de maneira recorrente, não depende do número de visitantes que clicarem no banner.
Custo por Venda (CPV)
Neste caso, o Afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera vendas.
Na plataforma Hotmart, por exemplo, as vendas feitas por Afiliados são identificadas por meio de Hotlinks, que são links gerados pela plataforma, sempre que uma pessoa solicita afiliação a um produto.
Sendo assim, é este link que permite que as comissões sejam processadas automaticamente no momento da compra.
Como Começar a Trabalhar Com Marketing de Afiliados.
Se você pretende iniciar no mercado de Marketing de afiliados, sugiro que siga os passos abaixo:
01. Ajuste a sua mentalidade e tenha clareza nos objetivos que quer alcançar
02. Tenha consciência que para ter sucesso como afiliado é preciso ter dedicação, disciplina, planejamento, consistência e uma boa estratégia.
03. Comece desenvolvendo um plano de ação com base em uma estratégia sólida. Inicie escolhendo um nicho de mercado que pretende atuar.
04. Depois de escolher o nicho, faça algumas perguntas a si mesmo, como por exemplo, qual é o seu público alvo, como você pode ajudá-los e como você pretende fazer isso.
05. Faça pesquisa de mercado e verifique se as pessoas procuram por soluções dos problemas que existem no nicho que você escolheu.
06. Verifique nas plataformas que disponibilizam produtos digitais, como por exemplo, Hotmart, Eduzz e Monetizze, se existem produtos que solucionam os problemas do seu público alvo, antes de criar qualquer tipo de estratégica de divulgação.
07. Feito isso, agora é hora de afiliar-se aos produtos do nicho escolhido e colocar a mão na massa.
Dá trabalho? Dá muito trabalho SIM. Mas é assim mesmo! Continue firme no seu objetivo…
08. Escolha os produtos que vão ao encontro das soluções dos problemas do seu público alvo e que tenha uma boa rentabilidade.
Faça primeiro uma avaliação do produto, verifique se é de qualidade, se atende às expectativas do seu avatar e tem uma ótima página de vendas e materiais de divulgação.
09. Defina como você pretende atuar, quer ser um afiliado autoridade ou árbitro? Quais serão seus canais de divulgação, como por exemplo, criar um blog ou site ou divulgar apenas nas mídias sociais, etc.
10. Aprenda a trabalhar com SEO (Otimização para mecanismos de busca) e tráfego, seja orgânico ou pago.
11. Faça conteúdos em texto ou vídeos que apresentam soluções para os problemas do seu público-alvo, isso gera confiança e autoridade.
O mercado de afiliados é muito grande e as oportunidades são imensas. Por isso, faça teste e analise o que melhor adequa ao seu perfil e ao seu negócio!
Como resultado, posso dizer que:
O mercado de marketing de afiliados é uma oportunidade valiosa para ganhar dinheiro na internet e com certeza, continuará assim por longos anos.
Entretanto, como em qualquer atividade ou profissão, existem pessoas que conseguem se destacar neste mercado e outras não.
Por isso, é importante fazer uma reflexão e analisar em que direção o barco caminha para ajustar as velas, isto é, criar estratégias corretas para que tenha sucesso neste mercado do marketing de afiliados.
É importante você entender primeiro como tudo isso funciona e quais são as suas possibilidades, buscando extrair o máximo potencial dos seus projetos.
Agora que você já entendeu como o mercado de marketing de afiliados funciona e quais as reais possibilidades desse mercado, que tal começar a sua jornada como empreendedor digital?
Para começar, nada melhor do que ter a orientação de quem já é mestre nesta profissão, domina o assunto e sabe tudo sobre marketing de afiliados, como o Alex Vargas, criador do Treinamento Fórmula Negócio Online, conhecido pela sigla FNO.
Clique Aqui para conhecer o Treinamento FNO.
Finalizando, nesse artigo mostrei o que é como funciona o marketing de afiliados. Espero que tenha ajudado a entender um pouco mais desse mercado promissor.
Grande abraço e sucesso!
Nair Akemi.
2 Comentários