Como Escolher Um Nicho Lucrativo: 6 Dicas Para Começar Seu Negócio.
Vale muito a pena dedicar-se um tempo para escolher o nicho certo, pois é uma das etapas mais importantes para criação do seu negócio digital.
Ao definir o nicho, você consegue planejar o processo de desenvolvimento do seu projeto.
Desde a formação do público alvo específico, criação do avatar e as estratégias a serem utilizadas na sua comunicação com eles para criação de conteúdos que utilizará para chamar a atenção dessas pessoas.
E assim, convencê-las a comprarem os produtos ou serviços que você oferece.
Mas Afinal, o Que é Nicho?
Nicho é uma parcela de mercado, com determinado segmento do público que apresenta perfis e interesses semelhantes, contendo particularidades próprias.
03 Etapas a seguir na escolha do nicho de mercado.
01 – Primeira Etapa:
Para começar é preciso definir qual é o mercado amplo(macro) que deseja atuar.
Alguns exemplos de mercado amplo (macro):
- Dinheiro;
- Saúde e bem estar;
- Coaching.
02 – Segunda Etapa:
Em seguida, é importante escolher qual é o seu nicho dentro deste mercado.
Dentro de cada mercado macro, existem vários nichos.
Por exemplo:
- Mercado de Dinheiro:
- Nicho → investimento, ações, biticoin…
- Mercado de Saúde e bem estar:
- Nicho → Dieta, academia, emagrecimento…
- Mercado de Coaching:
- Nicho →Business, relacionamento, financeiro; educação…
Como pode perceber, existem várias possibilidades de nicho para você fazer a escolha.
03 – Terceira Etapa:
Depois de escolher o nicho, você deve definir o sub nicho ou micro nicho, ou seja, escolher uma fatia dentro do nicho escolhido, com necessidades e preferências específicas.
Veja como fica fácil o entendimento da escolha do nicho, seguindo as etapas.
Exemplos: Mercado amplo → Nicho → Sub nicho ou Micro nicho.
- Dinheiro → Nicho: Investimentos → Sub nicho: Ações.
- Saúde e bem estar →Nicho: Dieta → Sub nicho: Low carb.
- Coaching → Nicho: Relacionamentos → Sub nicho: De casais.
No exemplo acima o mercado amplo é dinheiro, o nicho escolhido dentro deste mercado é o nicho de investimento. E dentro do nicho de investimento, o sub nicho escolhido é o de ações.
Seguindo com os outros exemplos, no mercado amplo de saúde e bem estar, o nicho escolhido foi de dieta, e dentro do nicho de dieta foi definido o sub nicho low carb.
Finalmente no mercado de coaching, o nicho escolhido foi o de relacionamento e o sub nicho dentro do nicho de relacionamento foi casais.
Ao escolher o nicho e sub nichar, você consegue definir seu público alvo (seu avatar) e conhecer as suas necessidades.
E assim, planejar seus conteúdos e ajustar a sua comunicação que vai ao encontro a essas necessidades, levando a solução através da oferta dos seus produtos ou serviços.
Com isso, você consegue atrair a atenção dessas pessoas para o seu negócio e assim realizar vendas.
Como Escolher Um Nicho De Mercado De Maneira Correta.
Para escolher o nicho é necessário fazer com atenção, pesquisa, análise e planejamento, nunca de forma aleatória, sem nenhum critério.
Pois o seu resultado depende das suas ações e estratégias criadas com base nas informações de dados colhidas na pesquisa e análise do nicho de mercado escolhido.
Sem essas informações de dados, suas ações podem não ser tão assertivas.
Sendo assim, recomendo que siga os passos abaixo:
1 – Faça Uma Lista De Possíveis Ideias (Análise Interna Pessoal).
Faça uma lista dos assuntos ou atividades que você mais se identifica, gosta, sabe fazer, tem interesse ou gostaria de aprender.
Assim, você vai sentir muito mais motivado(a), caso tenha que aprender ou fazer pesquisa sobre esses temas.
Em seguida, lista também as habilidades que você já tem. Assim, quem sabe, você pode usar essas habilidades para ensinar outras pessoas através da internet com vídeos aulas e faturar muito.
Outra ideia seria listar alguns problemas que você teve e conseguiu resolver como por exemplo, dívidas, ou seja, problemas que você teve na sua vida e conseguiu superar.
Pois pode ser que outras pessoas também estejam passando pelo mesmo problema e buscam por soluções. Assim, você pode criar algum material em formato digital com a solução do problema e vender para essa audiência.
O recomendado é você listar, aproximadamente, 8 a 10 itens para cada ideia acima.
Se você não está conseguindo ter ideias de nicho, sugiro que faça uma pesquisa, visitando alguns blogs, sites, canal do YouTube, redes sociais ou algumas revistas entre outras para se inspirar.
Se tiver muitos blogs, sites, revistas falando sobre um determinado assunto é porque tem muitas pessoas interessadas, ou seja, existe demanda para esse nicho.
2 – Faça Uma Pesquisa Nas Principais Plataformas De Produtos Digitais: Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Se você pretende trabalhar com infoprodutos como afiliado(a) ou infoprodutor, poderá fazer uma pesquisa nas plataformas Hotmart, Eduzz ou Monetizze para encontrar ideias de nicho.
Nessas Plataformas você vai encontrar uma gama de infoprodutos de diversos nichos. Faça o cadastro nas plataformas para ter acesso a vitrine de produtos expostos nelas.
3 – Viabilidade Do Negócio x Nicho Lucrativo.
Nessa etapa, você vai verificar se as ideias de nicho que você relacionou na lista tem potencial lucrativo, ou seja, se tem pessoas dispostas a pagar dinheiro por esse tema.
Caso não tenha, mesmo que você goste do assunto, não é interessante focar neste nicho, porque não sendo lucrativo, não é viável para o negócio.
Pois todo negócio precisa ser lucrativo para se manter sustentável.
No caso de infoprodutos, geralmente as plataformas disponibilizam informações de classificação de cada produto como os mais vendidos, os mais queridos, entre outras.
Assim, você pode procurar por produtos do nicho que você relacionou na lista e analisar a sua classificação dentro das plataformas e verificar se tem demanda e se é um nicho rentável.
Nesse momento, você já consegue eliminar ou acrescentar alguns temas na sua lista e seguir para a próxima etapa.
4 – Pesquisa Das Palavras Chave.
Com a lista em mãos, é hora de pesquisar as palavras chaves para validar a pesquisa feita anteriormente nas plataformas.
As palavras-chave (ou keywords) são expressões utilizadas para encontrar informações sobre determinado assunto nos mecanismos de buscas como o Google, bing, entre outros.
Sendo assim, vá até o buscador do Google e pesquise por assuntos (palavras chave) relacionadas ao nicho que você anotou na sua lista.
Verifique se tem muitos conteúdos falando sobre o assunto e a quantidade de busca.
Além do Google, você pode fazer a mesma pesquisa no YouTube e em outras ferramentas como: Ubersuggest, Google keyword Planner.
Em síntese, nesta etapa você precisa pegar as ideias que estão na lista, fazer a pesquisa e verificar se tem demanda, ou seja, se tem volume de busca expressiva para este assunto.
Se acaso, o volume de busca for expressivo, o nicho tem potencial lucrativo.
Em seguida, manter na lista apenas as ideias que possuem o potencial lucrativo.
5 – Técnica dos 3 Elementos Essenciais.
Os circulos essenciais são 03 circulos que convergem entre si. São eles:
- Paixão ou Interesse;
- Conhecimento ou Habilidade;
- Potencial Lucrativo.
O seu nicho ideal é aquele que está na convergência dos 3 circulos, ou seja, seu interesse, sua habilidade e sua lucratividade.
Assim, na escolha do nicho, priorize o mais importante em um negócio que é a potencial lucrativo, pois os demais podem ser adquiridos ao longo da jornada.
6 – Análise da Concorrência:
Depois que você fez os passos anteriores e já destacou algumas ideias da sua lista, agora é hora de fazer uma pesquisa semelhante ao que fez para analisar o numero de busca das palavras chave.
Porém, agora o foco da pesquisa é a concorrência.
Sendo assim, faça uma busca no Google por conteúdos de sites, blogs, canal no YouTube, revistas entre outras do mesmo nicho que das ideias da sua lista e verifique o que eles estão fazendo, que tipo de imagem utilizam e anote tudo.
Verifique também o que as pessoas estão comentando nessas mídias desse nicho, enfim, avalie todos os pontos detalhadamente e veja como você pode se inspirar ou fazer melhor.
Considerações Finais:
Ao ter a clareza de um nicho específico, você começa a encontrar o produto certo para o seu cliente.
Então, procure entender mais sobre o público do nicho escolhido, suas necessidades, seus desejos, suas dores e comece a levar soluções para eles.
Assim, as vendas acontecem naturalmente.
Essas são algumas dicas que aprendi no Treinamento Fórmula Negócio Online para escolher o meu nicho lucrativo.
É claro que o treinamento é muito mais que isso, tem muito mais dicas e estratégicas, inclusive tem um módulo completo [módulo 3] sobre Nicho.
Se você está iniciando neste mercado digital e está pesquisando sobre o assunto, não se preocupe em fazer a escolha do nicho agora.
Se você puder, recomendo que inicie seu aprendizado e siga as orientações do Fórmula Negócio Online para escolher o seu nicho. Você vai aprender, passo a passo, na tela do seu computador, como escolher um nicho lucrativo.
Este foi o treinamento que eu fiz e que me ajudou a aplicar as estratégias certas.
Por isso, sempre indico para quem está iniciando e quer trabalhar como afiliado digital ou até mesmo, para quem quer trabalhar com produto físico ou prestação de serviço utilizando a internet.
Clique aqui para conhecer o Treinamento Fórmula Negócio Online.
Finalizando, espero que essas dicas tenha te ajudado.
Abraço!